Você conhece a história dos guardanapos de pano?

Compartilhe este post

Os guardanapos de pano, atualmente, são muito utilizados no cotidiano para auxiliar na limpeza e na decoração, mas você já parou para pensar qual a origem desses utensílios?
Você conhece a história dos guardanapos de pano?

1. Origem dos guardanapos de pano

Segundo a história, os guardanapos de pano surgiram como exclusividade de classes mais altas da sociedade, que os utilizavam para reforçar os status sociais em banquetes luxuosos, e eram feitos com tecidos nobres.

Você conhece a história dos guardanapos de pano?

Com a chegada da industrialização, os utensílios passaram a ser fabricados em massa e, dessa maneira, tornaram-se comuns e mais acessíveis, tornando um hábito utilizá-los durante as refeições.

2. Chegada dos guardanapos de papel

A chegada dos guardanapos de papel na metade do século passado, no entanto, fez o uso dos de pano declinar e se restringir mais a ocasiões especiais e eventos formais, como casamentos e formaturas.

3. Sustentabilidade e valorização do artesanato

Nos últimos anos, com o aumento de movimentos ligados à sustentabilidade, os guardanapos de pano se viram nos holofotes novamente. Pessoas cada vez mais procuram pelos utensílios não apenas pela questão estética, mas por serem sustentáveis, evitando o desperdício de papéis.

Além disso, a tendência de valorizar produtos artesanais e de alta qualidade tem impulsionado esse retorno. Muitos artesãos têm investido na criação de peças únicas, com tecidos sofisticados e estampas exclusivas, agregando um toque de personalidade à mesa.

4. Tradição e etiqueta

Outro fator que tem contribuído para a ressurgência dos guardanapos de pano é a valorização da tradição e da etiqueta à mesa. Esses utensílios carregam consigo uma aura de elegância e requinte, lembrando-nos de tempos em que as refeições eram momentos especiais.

Portanto, os guardanapos de pano não são apenas peças utilitárias, mas também elementos que carregam consigo uma rica história cultural e social, além de proporcionar uma experiência sensorial e estética única à mesa. 

E aí, você curtiu a curiosidade que trouxemos desta vez?
Fique ligado em nosso blog e redes sociais para ficar por dentro de outros assuntos ligados à decoração!

Compartilhe este post

Receba as últimas Notícias

E também as nossas ofertas exclusivas

Quem viu, também viu...

Comemoração de Aniversário!
Curiosidades

Comemoração de Aniversário da Tô Decorando!

Comemoração de Aniversário: Um Guia Completo para uma Celebração Inesquecível Aproveitando o mês de aniversário da Tô decorando, separamos algumas dicas para sua celebração: Festa Temática

Curiosidades

 Como Fazer um Desapego de Final de Ano

Com um novo ano chegando, é comum refletirmos sobre nossas vidas e traçarmos metas para o futuro. Nesse processo de autoanálise, muitas vezes nos deparamos