Você conhece alguma pessoa que mantém o plástico no colchão com a intenção de preservá-lo, ou que deixa ele sob a luz do sol por horas? Mande esse texto com dicas para cuidar do colchão, são importantes e vale anotá-las!
Nós, da Tô Decorando, reunimos excelentes dicas para te ajudar a estender a vida útil do seu colchão e fazer você evitar ser vítima de doenças respiratórias provocadas pelo acúmulo de ácaros, poeira e bactérias. Confira:
1. Ventile bem o seu cômodo
Deixe as janelas e portas abertas para ventilar o ambiente e o colchão poder respirar. Principalmente se tratando do quarto, é importante a renovação do ar pois também auxilia no controle da temperatura.
2. Proteja o colchão
Não basta mantê-lo em plástico, pois o plástico vai impedir o colchão de respirar. Um protetor impermeável, sim, otimizará essa proteção contra a absorção de transpiração a noite e garantirá a qualidade do produto.
3.Troque toda a roupa de cama
Inclua isso na rotina da limpeza semanal! As fronhas, lençóis e protetor devem ser trocados e higienizados com frequência, para que não acumule ácaros, bactérias e outros serezinhos que podem acomodar-se no colchão e prejudicar sua saúde. Nesse texto nós te ensinamos como higienizar suas roupas cama!
(E cá entre nós: é bem gostoso a sensação de deitar sobre roupas de cama limpinhas, né?)
4 – Limpe o colchão
Mas, como? Bom, para isso estaremos indicando a técnica do famoso Dr. Bactéria que fazendo-a regularmente você reduz quase 80% dos ácaros existentes. É muito fácil, anota aí!
Ingredientes:
Água;
Vinagre de álcool 6%
Bicarbonato de sódio
Processo de limpeza:
- Espalhe o bicarbonato de sódio no colchão e esfregue com um escovão de limpeza.
- Deixe agir por 30 minutos. O bicarbonato vai pegar toda a sujeira do colchão.
- Depois, limpe ele todo com o aspirador de pó.
- E, para finalizar, aplique a seguinte solução desinfetante:
Umedeça um pano em um balde com 1 copo de água e 1 copo de vinagre de álcool, passe ele em todo o colchão. O vinagre vai auxiliar no extermínio de bactérias e impedir um ambiente favorável para a proliferação de bactérias.
5. Vire e gire o colchão regularmente
Uma das dicas para cuidar do seu colchão é, pelo menos uma vez ao mês, virá-lo e girá-lo para evitar o surgimento de deformações tipo afundamento, causados pelo tempo de uso e pressão diária do corpo contra o colchão. Que tal fazer o “dia do giro” e anexar aí na sua agenda?
Conselhos:
- Deixe o colchão arejando na sombra, e não sob o calor solar, pois a alta temperatura pode danificar a composição da espuma e estragar o produto.
- Não sente sempre na mesma borda para não correr o risco de provocar afundamento no produto.
- Não dobre o colchão. Você não quer espuma deformada e rompimento nas molas, né?
- Respeite o prazo de validade.
- Caso sua cama seja box, use uma saia para ela. Assim preservará a qualidade do box, que influenciará na conservação do seu colchão.
- Se cair líquidos, não se desespere: absorva-o com toalha e borrife uma mistura de água quente com vinagre. Em caso de manchas limpe com detergente usando uma bucha, e espere secar completamente.
Curtiu as dicas? Leia mais em nosso blog! 😄