Aprenda o jeito certo de lavar roupas de cama

Compartilhe este post

Higienização sempre foi algo necessário, agora em época de pandemia se tornou imprescindível para proteger nossa saúde. Você sabe o jeito certo de lavar roupas de cama? Nós vamos te ajudar nisso. 😉

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1. Atente-se sobre a frequência

Você não vai querer dividir sua cama com os ácaros, armazenar o seu suor e pele morta no tecido ou correr o risco de prejudicar a saúde por conta desses resíduos.

Por isso, já cole na sua geladeira ou em algum lugar da sua agenda as seguintes informações:

lavar roupa de cama

De quanto em quanto tempo eu lavo as fronhas e os lençóis?

Troque semanalmente! Mas, se quem está utilizando as roupas de cama está doente a frequência ideal é para a cada dois dias.

De quanto em quanto tempo eu lavo os edredons, mantas e cobertores?

Essas peças só saem do seu guarda roupa no inverno? Se sim, higienize 2 vezes no ano. Mas, se onde você morar precisar usar os itens frequentemente então limpe-os a cada 3 ou 4 meses.

2. Antes de colocar para lavar:

Dá uma sacudida no pano! Podem ter fiapos e cabelos presos no tecido.

como lavar roupa de cama

Separe os tipos para lavar, não junte tudo para não ter o problema de ficar com bolinhas, e se for branco, para não correr o risco de ficar manchado.

Não ignore as recomendações de lavagens da etiqueta.

Não coloque muita água na máquina, se ela não tiver a opção “roupa de cama” coloque a opção “normal”.

Se houver bordados, rendas e outros detalhes no acabamento, lave-as separadamente no ciclo delicado da máquina e em água fria.

Esqueça a água sanitária!

3. Ainda não é a super lavagem, mas isso ajuda:

Uma pré-lavagem para peças manchadas! Você pode usar um tira manchas específico, ou, um sabão neutro deixando a peça de molho se necessário e esfregando cuidadosamente depois. Isso auxilia na qualidade da lavagem final.

produtos de limpeza

4. Como lavar roupas de cama corretamente

Lençóis e fronhas

Qualquer sabão líquido ou em pó serve, se for de boa qualidade dispense a água quente. O sabão antibacteriano adicionado no compartilhamento de sabão da lavadora é muito eficiente, pois higieniza bem essas roupas de cama que mais têm contato com o nosso corpo por horas. E, para finalizar, selecione o tipo de lavagem ideal na sua máquina.

Lençol amarelo? Provavelmente por acumular bactérias e fungos por estar tanto tempo guardado no armário, ou devido ao nosso suor, protetor solar e óleos que usamos na pele. Caso esteja nessa situação, uma dica é deixar de molho com vinagre na água quente e em seguida lavá-lo!

Edredons e peças robustas

Para esses itens o ideal é que sua máquina tenha capacidade de 10kg, no mínimo. Lave-os com sabão líquido (é o tipo mais indicado nesse caso) de forma individual ajustado no ciclo delicado para preservar as costuras, finalize com enxágue duplo.

Se for do tipo microfibra, lembre-se de higienizar antes do primeiro uso. E, para mantê-la limpa, coloque-a no ciclo suave com baixa temperatura.

5. Como guardar

Primeiro, certifique-se de guardar somente as roupas de cama limpas e passadas e separe em dois tipos: mais usadas e menos usadas, pois as que tiverem maior frequência de uso terá que ocupar lugar de maior acessibilidade, e, as usadas com menos frequência, podem ter uma capa especial tipo saquinhos de TNT furados para permitir a troca de ar, ajudando na preservação do produto, principalmente se for edredons só retirados para uso no inverno.

Qual lugar guardar?

Guardar os itens mais usados no guarda roupa (em um espaço exclusivo para isso) e os menos usados em um baú é uma ótima opção.

Outra sugestão é unir os itens similares e dobrá-los de maneira padrão para ter um jogo de cama completo e visivelmente fácil de encontrar.

roupa de cama limpa e organizada

Dica extra

Não esqueça do protetor de colchão, ou, mais popularmente conhecido: lençol de elástico!

Ele protege seu colchão do fenômeno de afundar devido a umidade transmitida pelo suor. Sendo assim, já reserve um espaço no seu armário para guardar esse item tão necessário, e, que você também o incluirá no seu cronograma de lavar roupas de cama.

Nós da Tô Decorando sugerimos um que é impermeável, perfeito para ter uma cama completa e confortável! Confira os modelos clicando aqui.

Curtiu as dicas e orientações? Compartilhe com alguém e leia mais textos informativos clicando aqui, nós adoramos te ajudar a cuidar do seu lar! 😊

Compartilhe este post

Receba as últimas Notícias

E também as nossas ofertas exclusivas

Quem viu, também viu...

Comemoração de Aniversário!
Curiosidades

Comemoração de Aniversário da Tô Decorando!

Comemoração de Aniversário: Um Guia Completo para uma Celebração Inesquecível Aproveitando o mês de aniversário da Tô decorando, separamos algumas dicas para sua celebração: Festa Temática

Curiosidades

 Como Fazer um Desapego de Final de Ano

Com um novo ano chegando, é comum refletirmos sobre nossas vidas e traçarmos metas para o futuro. Nesse processo de autoanálise, muitas vezes nos deparamos