Como escolher as melhores cortinas para cada cômodo da casa

Compartilhe este post

Charmosas e funcionais, as cortinas trazem um ar de aconchego além de auxiliarem na privacidade do ambiente. Ao decorrer do texto você vai aprender que para cada cômodo há um tipo de cortina adequada para atender as necessidades do local além de decorar.

A Tô Decorando, mais uma vez, vem te ajudar na escolha certa do objeto que vai dar um up no seu lar: te informando sobre os tipos, formatos, cores e tecidos de cortinas!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que as persianas são mais usadas no escritório?

Seja um escritório dentro ou fora de casa, o comum é ver persianas cobrindo a janela, e esse estilo de cortina é ótima para atender a necessidade do ambiente. Isso porque, a persiana está em um local mais focado em produtividade e apresenta uma funcionalidade muito atrativa, seja uma do tipo vertical ou horizontal, é excelente por ocupar menos espaço.

Mas as persianas não são exclusivas para escritório, não!

Além do controle de luminosidade que elas proporcionam também são bem úteis no ambiente da cozinha quando há janela sobre a pia. Principalmente se forem do tipo vertical, pois não têm a mesma fragilidade que uma cortina de tecido teria em um local onde há substâncias gordurosas que podem manchá-la. Porém, existe uma delicadeza maior na limpeza! Vale colocar essa informação na balança na hora de comprar.

persiana
Fonte: Pinterest

Se ainda preferir a de tecido na cozinha, ok! Aqui na Tô Decorando você encontra de cores neutras e com estampa, do tamanho certo:

Obviamente, também podem ser usadas em ambientes como o quarto, principalmente se ele for pequeno e se a janela for em cima da cama. E também na sala, dependendo do tipo.

Fonte: Pinterest

E a cortina de tecido? Onde podem ser usadas?

Tanto na sala e no quarto, a dica é:

Não escolha uma cortina com vários elementos diferentes na estampa para não chamar muito a atenção, porque, por mais que ela seja um objeto muito eficiente na decoração é melhor como um complemento.

Mas há também a opção de ela ser destaque, para isso, faça bom uso das cores! Nós temos cortinas para todos os gostos, veja esses lindos exemplos para sala de jantar:

Sala

Caso tenha TV, dê preferência para o blackout! Esse tipo de cortina é adequada para ajudar a luz não interferir na sua programação.

Para uma melhor decoração é interessante usar 2 cortinas:

Uma mais fina tipo voil, caso queira iluminar um pouco o cômodo com luz natural, e, o blackout atrás.

Quarto

Às vezes queremos tirar aquele cochilo pós almoço e precisamos que o cômodo fique escuro para não atrapalhar na qualidade do sono, quem nunca? O tipo blackout entra aqui também!

Nesse cômodo você pode abusar um pouco mais nas cores para personalizar o ambiente dependendo do seu estilo e idade.

A Tô Decorando tem modelos e cores diversas para você escolher, dá uma olhadinha:

Quarto infantil

Ter cortinas é útil para proteger os bebês da sensibilidade da luz, mas, opte por um cumprimento menor para não acontecer acidentes na fase do engatinhar da criança.

Além disso, o tipo de cortina adequada para o cômodo consiste em ter cores mais claras para uma maior harmonia.

Dicas extras:

  • Caso tenha gesso no cômodo, é interessante trabalhar com o cortineiro, deixando o trilho da cortina escondido para não chamar tanto a atenção.
  • Mas caso não tenha gesso, há vários tipos de varão e trilho que são mais discretos. O trilho de madeira por ser mais tradicional cai bem se o ambiente tiver a decoração mais rústica!
  • E você já pensou em dividir o ambiente com cortinas? Inspire-se com essas imagens:
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Pinterest – Fonte
Pinterest – Fonte

Curtiu as dicas? Não deixe de compartilhar as informações e de entrar em nosso blog para inspirar-se em outros temas. 😊

Compartilhe este post

Receba as últimas Notícias

E também as nossas ofertas exclusivas

Quem viu, também viu...

Comemoração de Aniversário!
Curiosidades

Comemoração de Aniversário da Tô Decorando!

Comemoração de Aniversário: Um Guia Completo para uma Celebração Inesquecível Aproveitando o mês de aniversário da Tô decorando, separamos algumas dicas para sua celebração: Festa Temática

Curiosidades

 Como Fazer um Desapego de Final de Ano

Com um novo ano chegando, é comum refletirmos sobre nossas vidas e traçarmos metas para o futuro. Nesse processo de autoanálise, muitas vezes nos deparamos