Aprender a cuidar do seu sofá ou poltrona – ambos móveis tão importantes para a casa e muitas vezes caros – é imprescindível para protegê-los e manter o visual do cômodo bonito garantindo um espaço de conforto para você e as visitas.
A Tô Decorando quer te ver feliz em seu lar! Nesse artigo, vamos te ajudar a entender sobre limpeza de estofados e dar dicas úteis para você cuidar e estender o tempo de vida útil do seu sofá ou poltrona.
Como saber o que usar para limpar?
Primeiro, verifique o tipo de material do seu sofá.
Depois, cheque a etiqueta que fica na parte inferior do sofá, veja qual o símbolo que aparece para instrução de limpeza:
Se for: P
É para lavar a seco.
Como: Polvilhe bicarbonato de sódio sobre o estofado e deixe agir por 15 minutos. Depois use um aspirador de pó para tirar tudo.
Se for: O
Lavar em água fria.
Se for: W
O processo de limpeza é a úmido (a forma mais comum de limpar)
Como: Você pode misturar 250ML de vinagre branco em 1L de água morna, e, umedecer um pano nessa mistura para passar no sofá. Depois, passe um pano seco e aguarde secar.
Se for: F
É ideal que a lavagem seja a seco com a ajuda de um profissional.
Com qual frequência limpar?
Para o seu sofá ou poltrona não ser lar para ácaros, poeira e sofrer com umidade, o ideal é que inclua ele na rotina de limpeza: limpe semanalmente.
Mas, para uma limpeza profunda, é recomendado o serviço de um profissional para higienizar completamente, pelo menos 1 vez ao ano.
Dicas úteis:
- Não deixe o móvel exposto ao Sol, isso desgasta rapidamente o material. Conte com a ajuda das cortinas para o bloqueio da luz.
- Se manchar, limpe rapidamente:
Refrigerante e gordura saem bem com detergente!
Se a mancha é de caneta, use vinagre branco!
Para vinho ou café, nem pense em esfregar para a mancha não se espalhar mais, use um papel toalha para absorver todo o líquido e limpe começando pelas bordas. Obs: passar água com gás ajuda o líquido a subir para a superfície para continuar limpando.
- Use capas para o seu sofá e poltrona para proteger o estofado, e tenha almofadas caso queira algum apoio (não force o “braço” do sofá para isso, para não deixar marcas e afundar).
Confira também nosso antigo anterior e aprenda como decorar uma sala pequena!