Dicas para cuidar do sofá e garantir durabilidade

Compartilhe este post

Aprender a cuidar do seu sofá ou poltrona – ambos móveis tão importantes para a casa e muitas vezes caros – é imprescindível para protegê-los e manter o visual do cômodo bonito garantindo um espaço de conforto para você e as visitas.

A Tô Decorando quer te ver feliz em seu lar! Nesse artigo, vamos te ajudar a entender sobre limpeza de estofados e dar dicas úteis para você cuidar e estender o tempo de vida útil do seu sofá ou poltrona.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como saber o que usar para limpar?

Primeiro, verifique o tipo de material do seu sofá.

Depois, cheque a etiqueta que fica na parte inferior do sofá, veja qual o símbolo que aparece para instrução de limpeza:

Se for: P

É para lavar a seco.

Como: Polvilhe bicarbonato de sódio sobre o estofado e deixe agir por 15 minutos. Depois use um aspirador de pó para tirar tudo.

Se for: O

Lavar em água fria.

Se for: W

O processo de limpeza é a úmido (a forma mais comum de limpar)

Como: Você pode misturar 250ML de vinagre branco em 1L de água morna, e, umedecer um pano nessa mistura para passar no sofá. Depois, passe um pano seco e aguarde secar.

Se for: F

É ideal que a lavagem seja a seco com a ajuda de um profissional.

Com qual frequência limpar?

Para o seu sofá ou poltrona não ser lar para ácaros, poeira e sofrer com umidade, o ideal é que inclua ele na rotina de limpeza: limpe semanalmente.

Mas, para uma limpeza profunda, é recomendado o serviço de um profissional para higienizar completamente, pelo menos 1 vez ao ano.

Dicas úteis:

  • Não deixe o móvel exposto ao Sol, isso desgasta rapidamente o material. Conte com a ajuda das cortinas para o bloqueio da luz.
  • Se manchar, limpe rapidamente:

Refrigerante e gordura saem bem com detergente!

Se a mancha é de caneta, use vinagre branco!

Para vinho ou café, nem pense em esfregar para a mancha não se espalhar mais, use um papel toalha para absorver todo o líquido e limpe começando pelas bordas. Obs: passar água com gás ajuda o líquido a subir para a superfície para continuar limpando.

  • Use capas para o seu sofá e poltrona para proteger o estofado, e tenha almofadas caso queira algum apoio (não force o “braço” do sofá para isso, para não deixar marcas e afundar).

Capa para Sofá 3 Lugares Capri Home Preto/Marrom você encontra na Tô Decorando!
Dicas para cuidar do sofá e garantir durabilidade
Se você tem poltrona, proteja-a com nossa Capa Para Poltrona!

Confira também nosso antigo anterior e aprenda como decorar uma sala pequena!

Compartilhe este post

Receba as últimas Notícias

E também as nossas ofertas exclusivas

Quem viu, também viu...

Comemoração de Aniversário!
Curiosidades

Comemoração de Aniversário da Tô Decorando!

Comemoração de Aniversário: Um Guia Completo para uma Celebração Inesquecível Aproveitando o mês de aniversário da Tô decorando, separamos algumas dicas para sua celebração: Festa Temática

Curiosidades

 Como Fazer um Desapego de Final de Ano

Com um novo ano chegando, é comum refletirmos sobre nossas vidas e traçarmos metas para o futuro. Nesse processo de autoanálise, muitas vezes nos deparamos