Plantas são uma das tendências decorativas de 2021, e não é à toa: foram as melhores companhias nos tempos de quarentena pela pandemia do coronavírus que começou em 2020 no Brasil.
Se a gente não pôde ir até a natureza, um pouco dela veio até a nós e chegando para fazer parte da família. Seguindo os cuidados necessários de acordo com a planta que escolher, sua verdinha pode ser uma aliada do combate ao estresse e ajudar na qualidade do ar, como mencionamos nesse artigo.
As opções de plantas que vamos compartilhar são aquelas em que o cuidado é fácil e o compromisso decorativo é alto, ou seja, são resistentes e charmosas.
Espada-de-São-Jorge
Muitos conhecem essa planta, mas talvez poucos saibam: ela produz oxigênio durante a noite, ajudando a limpar o ambiente interno.
Com folhas marcantes e baixa manutenção, a espada-de-São-Jorge precisa ser regada quinzenalmente quando o solo estiver completamente seco. No inverno, é válido esperar até um mês entre as regas.
Sugestão de onde colocar: Área externa, hall de entrada, pois sempre fica um charme colocá-la próxima à porta!
Costela-de-Adão
Assim como a espada de São Jorge, a planta costela-de-adão tem um formato único, com folhas que podem lembrar uma costela ou um formato de coração.
Elas gostam de locais à meia-sombra, mas com boa luminosidade. Suas regas podem acontecer 2 vezes na semana.
Sugestão de onde colocar: Sala de jantar, quarto, área externa (de lazer).
Ficus Lyrata
Apesar de necessitar maior atenção no cuidado, não poderíamos deixar de citar o Ficus Lyrata ao falar de tendências decorativas, pois essa planta está super na moda e agrada quem curte o estilo urban jungle. Ela prefere calor do que temperaturas baixas, gosta de uma boa iluminação e tolera horas de sol forte (mas só depois de se acostumar, gradativamente).
A rega vai depender se o substrato está seco ou não, geralmente as regas variam de 2 à 3 vezes na semana.
Sugestão de onde colocar: Em geral, ela se dá bem em qualquer cômodo desde que esteja próxima à janela para receber iluminação natural.
Antúrio
Para quem gosta de flores, essa planta vai te conquistar.
A iluminação ideal para o antúrio é o sol fraco das primeiras horas do dia, pois essa luz ajuda na floração, enquanto a luz forte pode queimar as folhas.
Sempre que a terra estiver seca, faça a rega (média de 3 na semana em períodos quentes e 2 no frio). Os antúrios gostam de muita água por ser uma planta tropical.
Sugestão de onde colocar: Cozinha, mesa central da sala ou sala de jantar e quartos.
Jibóia
Charmosa, essa planta estiliza o ambiente com o seu formato de cascata. Assim como o antúrio o seu solo deve se manter úmido, por isso, regue-a a cada 5 a 7 dias, dependendo da luz e da temperatura.
Ela também é uma planta que gosta de luz indireta!
Sugestão de onde colocar: Sala, escritório, quarto (sobre a cabeceira), cozinha.
Curtiu as dicas? Então siga-nos nas redes sociais e confira nossos stories para não perder as próximas publicações!