5 dicas para a decoração e organização do quarto ajudarem na saúde mental

Compartilhe este post

Se fosse para citar somente o estresse como um problema que a organização pode resolver já seria maravilhoso, afinal esse é um sofrimento que acomete 90% da população mundial e muitas pessoas acabam desenvolvendo quadros de gastrite, úlcera e outras doenças como consequência de aceitar o estresse como parte de sua vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas a organização vai além quando se trata da resolução desses problemas da vida moderna, influenciando também a ter mais tempo para cultivar bons hábitos na rotina, produtividade saudável, sono regulado e outras coisas essenciais para ter qualidade de vida.

Organização também envolve decoração

Não viemos falar sobre como fazer a organização passo a passo, pois já fizemos diferentes conteúdos sobre o tema, como limpeza completa da casa, dicas de organização e até para o guarda roupa. Hoje você vai aprender a como utilizar a decoração como uma aliada à organização, otimizando o seu quarto – espaço destinado a descanso – para maior tranquilidade.

Cores

Se pensar que os detalhes importam, vamos começar por onde nossa visão é mais direcionada direta ou indiretamente: as paredes. Cores vivas demais como os tons quentes (vermelho, laranja e amarelo) podem atrapalhar o seu sono, mas se não quiser abrir mão de algumas dessas cores por ser a sua favorita, você pode utilizá-la na parece da cabeceira.

Sugerimos as cores chamadas off white (seria como um tom de branco levemente amarelado ou acinzentado) ou cores muito pouco saturadas, como tons pastéis e bastante branco em sua composição.

Fonte: Pinterest

Você também pode utilizar cores complementares nos objetos, como no tapete ou na roupa de cama, que fazem muito a diferença na decoração mas podem pesar o ambiente se utilizar cores distantes demais entre si.

Iluminação

Aqui entra uma questão importante principalmente para a saúde, pois como uma das propostas do ambiente é nos fazer dormir bem, a incidência da luz diminui a capacidade de produção de melatonina, um hormônio importante na regulação do sono. Por isso, controlar a quantidade e intensidade da iluminação é imprescindível.

Escolha lâmpadas quentes e luminárias que iluminam indiretamente para que a luz seja delicada.

Fonte: Pinterest

A luz natural também deve ser controlada por uma cortina ou persiana. Sendo ideal abrir as janelas para a iluminação e renovação do ar entre as 10 horas da manhã e quatro horas da tarde.

Plantas

Se você costuma fazer exercícios de respiração antes ou depois de dormir, essa dica vai te ajudar na prática. Além de decorativas as plantas são muito funcionais, pois ajudam na qualidade do ar e a manter o ambiente tranquilo.

Fonte: Pinterest

Aroma

Para aliviar os sintomas de ansiedade e insônia, típicos de quem sofre com o estresse, invista em óleos essenciais para ajudar a reestabelecer o equilíbrio mental. E você ainda pode reforçar a presença da natureza no seu quarto, que tal?!

Acessórios

A decoração pode auxiliar no bem estar através das emoções provocadas. Escolha os itens que estimulem a criatividade, inspiração e boas memórias.

Você pode escolher objetos com estampas lúdicas e aderir portas retratos com fotos de momentos e pessoas especiais.

Clique na imagem e confira nossas capas decorativas.
Clique na imagem e confira nossas capas decorativas.

Curtiu o conteúdo? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de novidades do blog e produtos Tô Decorando.

Compartilhe este post

Receba as últimas Notícias

E também as nossas ofertas exclusivas

Quem viu, também viu...

redecore no outono jackard dual bege
Decoração da Casa

Redecore no Outono!

Redecore no Outono: Um Mergulho Detalhado nas Cores, Texturas e Aconchego da Estação O outono é uma época mágica, marcada por cores vibrantes, texturas aconchegantes

Decoração de Quarto

Motivos Para Escolher Enxovais Em Algodão

A escolha do material desempenha um papel importante na busca da melhor opção para enxovais. Nesse meio, o algodão surge como uma escolha superior para