Organizar a casa: 5 dicas para seu lar ser espaço de conforto e produtividade

Compartilhe este post

Vamos aproveitar o começo do ano para colocar em prática hábitos que farão a diferença para melhor na qualidade de vida e na relação com a casa a longo prazo. Você vem junto organizar a casa com a gente!?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que organizar a casa?

A psicologia diz que o seu exterior é reflexo do seu interior, que sua mente acaba sofrendo por ansiedade com a bagunça do externo e isso te faz ter dificuldades com a produtividade. Portanto, o motivo é bem simples: você pode até perder um tempinho e disposição arrumando suas coisas, mas, nos próximos dias, se praticar as dicas que verá a seguir, terá mais calma e controle como consequência da organização.

Faça a organização ser um hábito

Assim como ir escovar os dentes depois de comer ou ir limpar um lugar que sujou para não virar uma mancha permanente, não esqueça de colocar os objetos no lugar depois que tirou.

E, se tiver um espaço específico para armazenar as coisas em certas situações, respeite a função. Para facilitar o processo deixe esses espaços com maior acessibilidade e visibilidade.

Exemplo: Cesto que abriga roupa suja mais perto de você, posicionado próximo à porta do quarto: não permita que roupas que precisam ser lavadas fiquem espalhadas pelos cômodos, jogue-as direto no cesto, ou, se seu dia for corrido e você fizer muitas trocas de roupa, deixe-as em cabideiro no seu quarto para depois fazer a separação de qual vai para o cesto.

Fonte: Pinterest

Deixe as paredes funcionais para organização

As paredes podem ser muito úteis não só por delimitarem espaços, mas por tudo o que estiver nela não atrapalhar o nosso caminho (dependendo do tamanho, claro).

Pensando nisso, sugerimos que você aproveite as paredes dos cômodos, corredores, e principalmente halls de entrada, colocando cabideiros, nichos, mesinhas com gaveta encostadas na parede, e diversos tipos de penduradores para abrigar os mais diversos tamanhos de coisas.

Veja exemplos:

Fonte: Pinterest
Organizar a casa
Fonte: Pinterest
Organizar a casa
Fonte: Pinterest

Desapegue para a desorganização não te pegar

Geralmente, acabamos por acumular artefatos que guardamos para uma finalidade que sabemos que, no fundo, nunca vai acontecer por falta de tempo ou um outro por que. Se forem coisas de valor sentimental, tenha um espaço específico para guarda-las e limpe mensalmente para não acumular poeira.

Aposte em caixas e etiquetas

As caixas podem ser encontradas em diversos tamanhos, para abrigar certos itens de volume específico, além disso, ao estarem bem fechadas é legal posiciona-las em lugares abertos ou escondidos, como em cima de cômodos ou embaixo da cama, dependendo do tamanho e do visual do material. E claro, fazer a devida limpeza por fora sempre que der, não esquecendo de higienizar o conteúdo dela mensalmente, também.

Organizar a casa
Fonte: Pinterest

Em relação as etiquetas, tenha um padrão para identifica-las na organização proposta. Como: etiquetas coloridas representando roupas, etiquetas com formatos geométricos para reconhecer um produto com material frágil, ou, etiquetas em branco ou com linhas para ser nomeadas. Fixadas nas suas caixas, vai otimizar a organização!

Evite acúmulos

Feeling minimalista: Evite ter muitas coisas se não há muitos lugares para guarda-los em organização – sim, ter espaço não basta, é preciso praticidade – exemplo: ao ir procurar um objeto pode não encontrar mesmo que ele esteja perto de objetos semelhantes como a organização orienta fazer, pois não conseguirá identifica-lo rapidamente e gastará tempo desnecessário com algo que, muitas vezes, nem é tão importante assim.

Deixe o necessário guardado no espaço que condiz com o conteúdo.

Organizar a casa
Fonte: Pinterest

E aí? Me conta: Se chegou até aqui é porque curtiu o texto, né? Pois eu tenho uma ótima notícia, esse é um de muitos que você vai encontrar em nosso blog, clique aqui para conferir mais!

Compartilhe este post

Receba as últimas Notícias

E também as nossas ofertas exclusivas

Quem viu, também viu...

Curiosidades

 Como Fazer um Desapego de Final de Ano

Com um novo ano chegando, é comum refletirmos sobre nossas vidas e traçarmos metas para o futuro. Nesse processo de autoanálise, muitas vezes nos deparamos