Como organizar o guarda-roupa

organizar o guarda-roupa

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O meio do ano chegou. E você, acumulou? Não é necessário aguardarmos a próxima segunda-feira ou dia 1 para fazermos uma boa limpeza, ainda mais se for para rever aquilo que temos em grande quantidade, como roupas. O guarda-roupas é um móvel essencial do qual temos muita acessibilidade e costumamos movimentar o seu interior à procura de peças que acabam se misturando, se não soubermos organizá-las de forma prática.

Por isso, viemos te orientar na organização do seu guarda-roupa e como você pode lidar com a manutenção de alguns itens, para ter maior praticidade no dia a dia e, consequentemente, menos estresse.

Descubra se você acumulou

Não há maneira melhor de conseguir espaço no guarda roupa se não desapegando do que há nele. Para te orientar nesse processo, depois de tirar tudo o que há no seu guarda-roupa, separe-as por 3 categorias: velho, não serve, nunca usei. Na primeira opção deve ser colocado peças rasgadas ou manchadas, nas vestimentas da segunda opção podem ser doadas e, na terceira opção, você pode até fazer uma graninha desapegando dos itens.

Ao ver que há roupas que servem para algumas das categorias, então você acumulou e a hora para desapegar chegou.

Limpeza antes de prosseguir

Pausa para a limpeza antes de guardar as coisas. Você pode higienizar o móvel dessa maneira:

Dilua 1 colher de detergente para 1 litro de água.

Umedeça um pano ou flanela para remover o pó do exterior do guarda-roupa. Depois finalize essa parte secando-a com um pano seco.

Para o pó de dentro do guarda-roupa você pode utilizar um aspirador e, em seguida, passar um pano de algodão com aproximadamente 10 gotas de vinagre branco.

Finalize com um pano seco e deixe o móvel todo aberto por, pelo menos, 10 minutos.

Caso tenha espelho é só limpá-lo com um pano macio com água e três gotas de detergente neutro, finalizando também com um pano seco.

Cabides e gavetas

Você pode padronizar os cabides por cores ou tamanhos e deixar o guarda-roupa visualmente bonito. Pendure peças que não podem ser dobradas como agasalhos, vestidos e cintos em um cabide específico.

Separe as calças de acordo com o tecido. Mantenha no cabide calças sociais e as demais (também shorts e bermudas) coloque nas gavetas caso não haja mais espaço.

Nas gavetas você deve colocar as peças íntimas e pode facilitar ainda mais a separação dessas peças com uma divisória, para guardá-las de acordo com cada tipo (calcinhas, sutiãs, cuecas, meias, etc).

Peças do dia a dia

Escolha o tipo de organização, pode ser por cor (das cores claras para as escuras), por modelo (t-shirt, regata e outras) ou separar de acordo com cada estação (peças de primavera e verão em uma parte do guarda-roupa e outono e inverno em outra).

Peças especiais

Para eventos que não são tão comuns como ir à praia, guarde o traje de banho em uma gaveta ou caixa específica. Enquanto roupas de acabamento delicado como vestidos para eventos importantes, pendure-as com capas de proteção e mantenha-as juntas em cabides na parte do guarda roupa difícil de alcançar, já que não terá que pegar muitas vezes.

Dicas para manter as roupas

Para manter a qualidade das roupas do dia a dia não tem muito segredo, apenas seguir sempre as instruções de lavagens nas etiquetas. Já quando falamos do material sintético – comum em jaquetas – é importante nunca guardá-las úmidas, fazendo a hidratação na peça com um pano úmido e depois secando, sem esquecer de passar também um pouco de óleo de amêndoas antes de guardar para evitar o ressecamento. Tenha o hábito de fazer pelo menos duas vezes ao mês e garanta a durabilidade da vestimenta.

Nichos

Agora sem falar de roupas, podemos dizer como ficam as bolsas, malas e peças grandes, ou melhor, onde ficam: nos nichos!

Pela diferença de tamanho e de material, não seria necessário divisórias. Mas, se houver algum objeto feito de material sintético, você pode fazer como as jaquetas, aconselhado no último tópico.

E os sapatos?

Os sapatos podem ficar nos nichos inferiores e acompanhados de um organizador de sapatos vertical, para não limitar o espaço deixando as peças jogadas e amontadas. Mas lembre-se: sempre dê uma breve limpada nas solas antes de colocá-los de volta.

Roupas de cama

Eis um assunto que adoramos falar e compartilhar várias dicas, as roupas de cama! Nós gostamos tanto que só nesse artigo você irá conferir como higienizar corretamente e guardar tipos de diferentes de roupa de cama. Vale a pena fazer a leitura!

Esse artigo foi útil para você? Você pode compartilhar para ajudar mais pessoas. 💜 Siga-nos nas redes sociais, no Storie notificamos quando há um novo conteúdo no blog!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Receba as últimas Notícias

E também as nossas ofertas exclusivas

Quem viu, também viu...