Pequenos ambientes, grandes truques para decorar!

Compartilhe este post

Se as medidas não colaboram e reformar derrubando as paredes não for possível, então a organização e decoração podem te ajudar a lidar com o espaço compactado da casa ou apartamento. Neste artigo você aprenderá como ampliar o lar e aumentará seus conhecimentos sobre decoração com nossas dicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mude a percepção

Como você percebe as coisas dentro da sua casa? Organizadas? Acumuladas? De fato, a organização tem grande peso e é base para todas as próximas dicas. Comece separando (pra valer) o que pode ser guardado e jogado fora, removendo os excessos visíveis em cada cômodo.

Espelhos

O espelho é um poderoso amplificador de espaços, pois ele dá a sensação de maior profundidade no ambiente. Essa peça cai muito bem desde o cômodo da sala de jantar ao quarto, além de corredores. Posicione-o estrategicamente em um lugar que vai refletir um ponto importante na decoração, brinque com diversos tamanhos, formatos e molduras para uma decoração moderna.

ampliar o lar
Fonte: Pinterest

Móveis monocromáticos

Para investir na percepção da continuidade, os tons claros são melhores que os escuros nesse caso, pois cores escuras causam uma interrupção visual, dando a impressão que o ambiente é mais apertado. Evite esse contraste de cores em zonas centrais como teto, parede e piso.

Não precisa se limitar ao móveis apesar de estes geralmente ocuparem grande parte da cena, se puder investir em cores claras nos pisos e paredes é ainda melhor.

Mas caso não queira abrir mão do colorido nas paredes, aqui vai um pequeno guia de cada efeito que pode fazer brincando com as cores:

Linhas verticais

As listras verticais na parede vão ampliar o lar através da percepção do aumento na altura do ambiente, enquanto no tapete também auxilia na sensação de aumento do comprimento do lugar. Ah, e detalhe: quanto mais fina a listra, mais potente é o efeito.

ampliar o lar
Fonte: Pinterest

Melhore o ar enquanto decora

Como você já deve ter percebido em nossos artigos, costumamos não focar apenas na decoração deixando a saúde de lado, pelo contrário, sabemos que a composição de um lar aconchegante não se limita a aparência e sim investe no que proporciona o bem estar a longo prazo.

Pensando na combinação dessas duas características importantes, uma sugestão é a colocação de jardim vertical naquela parede disponível que você não sabe como decorar. Apenas atente-se na escolha da planta e pesquise sobre seus cuidados necessários, seja qual for, plantas têm efeitos positivos na qualidade do ar.

Divisórias

Usar divisórias para segmentar as áreas pode ser uma boa escolha para a circulação do ar e iluminação em ambientes pequenos. A divisória de madeira moderniza o ambiente, se for escolher deste material, repare nos tamanhos, formas e desenhos que deve ser combinada os móveis do cômodo.

ampliar o lar
Fonte: Pinterest

Integração de ambientes

Ao contrário do outro tópico, aqui a ideia é somar e não separar. Unir os ambientes, em um lar pequeno, pode ajudar ainda mais na circulação do espaço e na sensação de continuidade. Se o piso é o mesmo em toda a área, melhor ainda, ajuda na sensação de uniformidade e harmonia.

ampliar o lar
Fonte: Pinterest

Abra a janela

Tenha o costume de abrir sempre as janelas, não só para melhorar o ar fazendo-o circular mas para apostar na iluminação natural, pois faz toda a diferença, viu? E caso tenha uma sacada, você pode integrar esse ambiente à sala para ampliar o espaço!

Mas, caso a luz natural ainda não seja o suficiente, invista em uma luz que seja projetada em determinadas áreas que destacam partes importantes da decoração, valorizam os móveis e deixam o ambiente ainda mais vivo.

Agora que aprendeu como ampliar o lar, confira também outros artigos relacionados ao cuidado com o lar, como Cuidados com a Casa no Inverno, Organizar o Guarda-Roupa e Garantir a Durabilidade do Sofá.

Compartilhe este post

Receba as últimas Notícias

E também as nossas ofertas exclusivas

Quem viu, também viu...

Comemoração de Aniversário!
Curiosidades

Comemoração de Aniversário da Tô Decorando!

Comemoração de Aniversário: Um Guia Completo para uma Celebração Inesquecível Aproveitando o mês de aniversário da Tô decorando, separamos algumas dicas para sua celebração: Festa Temática

Curiosidades

 Como Fazer um Desapego de Final de Ano

Com um novo ano chegando, é comum refletirmos sobre nossas vidas e traçarmos metas para o futuro. Nesse processo de autoanálise, muitas vezes nos deparamos