Como fazer aquela faxina para o fim de ano

Compartilhe este post

O momento de organizar as coisas, separar os itens, jogar fora ou doar os objetos, limpar tudo prestando atenção nos cantos e higienizar o interno dos móveis: é agora! Por isso viemos te ensinar a como fazer faxina para o fim de ano.

Você não precisa limpar toda a sua casa em um dia, muito menos sozinho, se possível peça ajuda e faça a divisão das tarefas entre ambientes ou funções.

E a Tô Decorando quer fazer parte desse momento tão importante e necessário para depois você caprichar na decoração para o Natal e o ano novo! Vamos te ajudar nessa missão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o que limpar?

Aqui estão algumas orientações para te auxiliar na limpeza de superfícies dos materiais mais comuns:

Vidro

Esse material merece um pano apropriado para passar na superfície, umedecido com água e detergente neutro.

Se preferir um limpa-vidro, pulverize o produto no pano e depois passe para limpar.

Madeira

Lembre-se que nas superfícies de madeira que for limpar, use um pano umedecido e seque-o bem com um pano seco.

Se tiver manchas, o pano deve estar umedecido com sabão neutro, depois seque bem a superfície com um pano seco.

Como fazer faxina para o fim de ano

Inox

Limpe peças desse material com um pano umedecido de água com sabão neutro, depois aplique algum produto específico para conservar o material.

Se tiver que usar um desengordurante, escolha o sem cloro.

Não esqueça que a água sanitária faz uma ótima higienização por ser um excelente antibacteriano! nos ralos, no vaso sanitário, nas pias e no chão.

Área interna

Separe por cômodos

Lembre-se de começar pelo cômodo mais distante da porta, para que ele não se suje novamente quando limpar outras áreas.

Dentro dos móveis e eletrodomésticos de cada ambiente, tire todas as coisas. Limpe-os por dentro, e depois separe as coisas em:

 Jogar fora, guardar de volta, doar ou guardar em local especial, seja por ter um valor sentimental ou porquê não será usado frequentemente.

Isso é o que vai fazer ser uma super faxina: você terá que dar atenção para partes que não são limpadas com regularidade, pois tudo acumula poeira. Como:

  • Ventiladores
  • Cantos superiores das paredes
  • Janelas
  • Os fios encostados nas paredes
  • Os porta retratos e quadros
  • Os suportes de escovas de dentes e de produtos de cozinha
  • O interior dos nichos de paredes
  • Rodapés
  • Lustres
  • Atrás dos móveis e eletrodomésticos
  • Em cima do guarda roupa
  • Latas de lixo
Como fazer faxina para o fim de ano

E não esqueça de separar esses itens para dar maior atenção ao lavar:

Tapetes

Capas de almofadas

Travesseiros

Colchão

Cortinas

Área externa

Comece pela parte mais distante da entrada.

Onde tiver plantas, verifique a situação delas! Corte onde estiver muito seco ou mude os vasos.

Se você tem área de lazer:

Limpe por dentro dos armários e da churrasqueira, os utensílios e decorações nas paredes, as caixinhas de temperos e o fogão ou forno.

Tire tudo o que estiver guardado para separar se vai continuar lá dentro ou se é melhor jogar fora. Depois, limpe tudo por fora e finalize limpando o chão.

Como fazer faxina para o fim de ano

Corredores

Se tiver decoração no chão ou nas paredes, é válido tirar para higienizar também.

Depois varra, tire o máximo que der do que estiver no caminho, limpe do mesmo modo que limpou o interior da casa se tiver pisos, ou só jogue água com sabão e esfregue.

Lavanderia

Afaste a máquina de lavar para higienizar o chão e o eletrodoméstico. Separe os prendedores de roupa quebrados, limpe os armários e organize os produtos de limpeza, repare se há algum ultrapassado no prazo de validade.

A garagem:

É o último lugar para limpar e geralmente é um local visualmente minimalista por só abrigar os veículos. Sendo assim, deixe o ambiente vazio e o carro, moto ou bicicleta estacionados na rua para serem higienizados por fora antes de entrarem.

Limpe bem as paredes e seus cantos, verifique se não há riscos nas paredes ou marcas de pneu que podem ser removidas. Também dê uma olhada no teto e repare na situação do lustre.

Se tiver algum animal de estimação, higienize o cantinho dele. Limpe a casinha, os potes de água e comida, e coloque os seus acessórios para lavar separadamente depois.

Curtiu saber como fazer uma excelente faxina para o fim de ano? Antes de iniciar a limpeza, repasse o texto para seus amigos e para quem não sabe por onde começar. Salve o texto no seu navegador e aguarde mais conteúdos ❤️

Compartilhe este post

Receba as últimas Notícias

E também as nossas ofertas exclusivas

Quem viu, também viu...

Comemoração de Aniversário!
Curiosidades

Comemoração de Aniversário da Tô Decorando!

Comemoração de Aniversário: Um Guia Completo para uma Celebração Inesquecível Aproveitando o mês de aniversário da Tô decorando, separamos algumas dicas para sua celebração: Festa Temática

Curiosidades

 Como Fazer um Desapego de Final de Ano

Com um novo ano chegando, é comum refletirmos sobre nossas vidas e traçarmos metas para o futuro. Nesse processo de autoanálise, muitas vezes nos deparamos